domingo, 9 de dezembro de 2007

Transposição do Rio São Francisco

Dedique um momento, leia...
Você tem conhecimento do projeto de Transposição do Rio São Francisco? Você já leu, conhece quem tenha lido, ou conhece quem conhece quem já tenha? Se sim, diga-me como, quando e onde? Se não, junte-se a nós!

O projeto, que deveria ser amplamente discutido pela população está, sempre, indisponível a ela! Este projeto está sendo realizado da forma mais obscura possível. A população não sabe o que está acontecendo e quais os maiores beneficiados com tal obra. Falam em levar água para outros estados do Nordeste que sofrem com a ausência de políticas públicas que possibilitem a convivência com a seca. Sabemos, contudo, que são os criadores de camarão e outros grandes empresários que mais se beneficiarão com a transposição das águas.

Se olharmos por outro lado, veremos, ainda, dezenas de comunidades, bem mais próximas do São Francisco, que sofrem com a falta de água e que não são, ao menos, mencionadas neste faraônico investimento. Estamos falando, por exemplo, de distritos de Juazeiro. Você tem ouvido, lido ou visto que a população ribeirinha é contra o projeto de Transposição do Rio São Francisco? Você já ouviu a posição dos ambientalistas? Você sabe quem é o Frei Luis Cppio?Você ouviu falar em greve de fome esses últimos dias? Não?!Atualmente, e pela segunda vez, Dom Luis Cappio está em greve de fome protestando contra o andamento das obras da transposição.

Dezenas de ONG's, Movimentos Sociais e Estudantis estão lutando contra esse desmando. Populares pelo Brasil inteiro, inclusive na Região Sul, já aderiram ao movimento de oposição ao projeto. Contudo, este assunto, assim como a própria transposição, não está sendo pautado pelos grandes veículos de comunicação no Brasil.

Prestem atenção: nós temos uma autoridade religiosa, num país de maioria católica, protestando com a própria vida contra uma obra vertical e incoerente e os meios, que deveriam nos informar, simplesmente não noticiam isso!

PORQUE NÃO EXPOR E DISCUTIR DE MANEIRA TRANSPARENTE?As desculpas são sempre as mesmas: "o projeto é extenso, complicado e técnico demais. Vocês não o entenderão". SERÁ? Será que o projeto é uma grande farsa?

Por isso, chamo você a unir forças e criar uma rede que pressione o governo e os meios de comunicação!! Faça chegar ao maior número de pessoas essa mensagem:temos que saber o que querem fazer com nossos rios, com o nosso Brasil!

Nenhum comentário: