quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Niemeyer está entre os 100 maiores gênios vivos




Em uma lista que reúne os 100 maiores gênios vivos, feita pela empresa de consultoria Synectics, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer aparece em nono lugar. De acordo com a pesquisa, os prédios do arquiteto “têm formas tão dinâmicas e curvas tão sensuais que muitos admiradores dizem que mais do que um arquiteto, ele é um escultor de monumentos”.

Niemeyer é considerado um dos nomes mais importantes da arquitetura moderna internacional e pioneiro por ter explorado as possibilidades de construção do concreto armado.Para o presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Gilberto Beleza, Oscar Niemeyer é um patrimônio da cultura brasileira. E sua inclusão na lista é o reconhecimento de sua importância para a arquitetura internacional.“Para nós brasileiros, principalmente arquitetos, é uma grande alegria. A inserção dele neste hall de pessoas importantes deve-se a sua arquitetura que é revolucionária. A maneira dele trabalhar, a forma livre, solta, curva. Não existia nenhuma pessoa que tinha trabalhado desta maneira”.

Niemeyer, que completará 100 anos no próximo dia 15 de dezembro, é o autor de dezenas de projetos famosos, como o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional e a Catedral de Brasília (DF), além da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte (BH), o conjunto Copam, em São Paulo (SP) e a sede do Partido Comunista Francês, em Paris.O primeiro gênio da lista foi o químico suíço Albert Hoffman, criador da droga LSD, que provocou uma revolução nos tratamentos psiquiátricos nos anos 40. O primeiro lugar foi dividido com o cientista de computação britânico Tim Berners-Lee, criador do domínio World Wide Web, conhecido como "www".

(radioagencia Np)

Nenhum comentário: