sábado, 15 de dezembro de 2007

FIQUE POR DENTRO!

CLIMA CONTURBADO NA UEMA
Nesta segunda-feira, dia 17, ás 18h00, os estudantes de todos os cursos de Licenciatura estarão protestando na entrada da UEMA contra a violência sofrida pelos alunos de História e Pedagogia no último dia 11dez pelos que se intitulam “donos” do CT(estudantes de engenharia).

Assembléia Geral de Estudantes da UEMA
19 de dezembro, quarta-feira próxima, a partir das 9h00 da manhã, em que a revitalização do movimento estudantil desta universidade estará sendo discutida amplamente pela comunidade acadêmica e sob a coordenação dos CA´S e DA´S de Ciências Sociais, Biologia, Administração, Engenharia de Pesca, História, Física, Geografia, e Pedagogia.

Aconteceu na UFMA

Na assembléia Geral de Estudantes da UFMA realizada no dia 12 de dezembro, com início às 18h na Área de Vivência, tendo como pauta unicamente o REUNI, após debate entre o menbro da APRUMA, professor Meneses (contra) e o estudante de Medicina, Lucas Valadão (à favor), os estudantes da UFMA votaram em favor dos seguintes encaminhamentos:- Os estudantes da UFMA são contrários ao REUNI.- Apoio à luta dos estudantes de Imperatriz contra o REUNI;- Apoio à luta dos estudantes da Federal de Alagoas contra o REUNI;- Apoio à carta que denúncia a política de comunicação da reitoria, redigida pelos estudantes do Curso de Comunicação;

COBRECOS
O Congresso Brasileiro d@s Estudantes de Comunicação Social acontecerá entre os dias 19 e 26 de janeiro na cidade de Maceió-AL. O Ônibus já está sendo fechado.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O clima de radicalização na Bolívia vai se aprofundar neste sábado

A Bolívia deve ter um dia tenso neste sábado (15). O presidente Evo Morales, o Movimiento Al Socialismo (MAS) e os movimentos sociais que os apóiam festejarão a apresentação da nova Constituição do país. No mesmo dia, as autoridades e comitês cívicos dos departamentos opositores de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando – conhecidos como meia-lua – afirmam que vão declarar suas autonomias de fato, o que pode dividir o país.

leia mais em: http://www.brasildefato.com.br/

PF prende oito prefeitos e mais 73 suspeitos no MA

Oito prefeitos do interior do Maranhão e outras 73 pessoas foram presas entre a madrugada e o início da tarde de ontem, na Operação Rapina, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em dois municípios do Piauí e 14 dos Maranhão. Só no Maranhão foram 111 mandados de prisão expedidos, e 122 de busca e apreensão.

A operação desbaratou um esquema de corrupção de desvio de verbas federais destinadas a projetos dos municípios. Havia nove mandados para prefeitos do interior do Maranhão, sete dos quais estavam cumpridos até o fim da tarde de ontem. Foram presos os prefeitos de Axixá, Sônia Campos (DEM); de Araioses, José Cardoso do Nascimento, o Zé Tude (PSC); de Nina Rodrigues, Iara Quaresma (PDT); de Governador Newton Bello, Francimar Marcolino da Silva, o Mazinho (PMDB); de São Luiz Gonzaga, Luís Gonzaga Fortes (PTdoB); de Paulo Ramos, João Noronha (PMDB); e o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema Cunha (DEM), que também é presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Na fazenda do prefeito de Governador Newton Bello, por exemplo, foram apreendidos também carros, motos e armas sem registro. Estão foragidos ainda os prefeitos de Urbano Santos, Aldir Santana Neves (PV) e de Tufilândia (PTB). As prisões são temporárias por um período de cinco dias, tempo em que as pessoas detidas serão levadas à sede da PF no Piauí para prestar depoimento.

Entretanto, para os acusados que não forem localizados ela se transformará em preventiva, o que, além de afastar o prefeito por mais tempo do que o previsto pela PF, poderá resultar até na cassação do mandato.

Recursos

Desde que as investigações começaram, em janeiro do ano passado, as estimativas da Controladoria Geral da União (CGU) são de que o grupo tenha desviado R$ 31 milhões em repasses federais, com fraudes na Previdência Social, irregularidades em licitações e em prestações de contas dos municípios.

A operação é uma das maiores já realizadas no Maranhão e utiliza 503 policiais de 16 estados brasileiros, além de vinte funcionários da Controladoria Geral da União (CGU).

Fonte:http://www.tribuna.inf.br/noticia.asp?noticia=pais05

ROSEANA POOOOODE. O MARANHENSE NÃO POOOOODE!


O jornalista Ricardo Noblat publicou nota afirmando que em cafezinho com Sarney, ele teria dito que sua filha Roseana está tomando morfina por causa da dor.

A declaração lembra um dos trechos da entrevista da
senadora Hello Kitty(não tem boca) à Veja em 14 de setembro de 2005 em que
ela confessa:


"O melhor momento da cirurgia é quando vou tomar anestesia. Entro num barato total"Nesta entrevista, Roseana Sarney faz grandes revelações que se chocam de forma cruel e impiedosa com o retrato da saúde pública nacional, em que brasileiros passam dias, horas em fila, são largados em maca, morrem sem a mínima possibilidade de atendimento, parentes choram desesperados e inconformados e ainda acompanham o desvio de milhões em recursos públicos, inclusive da CPMF, criada para atender a saúde da população.


Leia abaixo algumas dessas revelações:
1)Roseana Sarney pôde ser operada pela primeira vez em 1973, aos 19 anos em Genebra, na Suíça;
2) Já pôde fazer 19 cirurgias. Removeu o apêndice, retirou um cisto no ovário, retirou nódulos de pulmão, ovários, útero, trompas e ductos mamários e ainda retirou mais de 1 metro de intestino. Fez ainda cirurgia no joelho e no reto e outras para corrigir aderências;
3) A cada vinte dias, um médico da equipe do doutor Raul Cutait (cirurgião gastrointestinal de São Paulo) vem a São Luís examiná-la(a entrevista foi em 2005, será que o médico agora vai a Brasília ou não precisa mais?)
4) Tem uma espécie de junta médica que trata de todos os seus problemas. Neste trecho ainda indaga: já pensou se tivesse de contar minha história a cada vez a um médico novo?
5) Em uma das cirurgias mais graves pôde testar um medicamento ainda experimental mandado dos Estados Unidos para combater aderências6) A cada operação é acompanhada por um cirurgião plástico. Como ela mesmo disse "para dar um trato"
7) E toda vez que volta da anestesia, ainda ganha uma massagem no pé.Que maravilha, né? E você maranhense. NÃO PODEEEEE!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

EM IMPERATRIZ O FORRÓ BODOU

SEMINÁRIO EM COMEMORAÇÃO AO 1º ANO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO DA UFMA EM
IMPERATRIZ É INVADIDO POR ESTUDANTES CONTRÁRIOS AO MOVIMENTO QUE PARALIZOU AS
AULAS. O SALDO FOI PALESTRA CANCELADA E FORRÓ COM OS POLICIAIS.


Tudo estava correndo bem durante o 1ºdia de seminário : Minicursos, comunicações; no entanto, quando deveria ocorrer a palestra de abertura: “Responsabilidade social do jornalista” com WALTER RODRIGUES, estudantes do curso de direito e contabilidade invadiram o auditório e impediram a continuidade da programação.

De acordo com Carlos, estudante de jornalismo, os seis a oitos estudantes que apareçeram com apitos são contrários ao movimento de paralização da aulas no Campus de Imperatriz e invadiram um evento especifico para argumentar sobre assuntos que não estavam em pauta. Um estudante teria, inclusive, agredido um professor de jornalismo e a polícia foi chamada para acalmar os ânimos.

O jeito foi antecipar a noite cultural e cancelar uma palestra que havia sido pensada há meses. “ Foi péssimo, a gente trabalhar tanto para estragarem. Não precisava dessa confusão”, lamenta o estudante Carlos.

O SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO começou ontem(quarta) e vai até essa sexta(14) com extensa programação. Durante a manhã e a tarde acontecem minicursos, comunicações e oficinas e durante a noite as palestras. EDVÂNIA KÁTIA (federação nacional dos jornalistas) E FRANCSICO GONÇALVES(doutor em comunicação) são alguns dos convidados.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Reitor Salgado está com a bola murchando e vai levar um apitaço de advertência!

Estudante: participe do nosso espaço de discussão!


Assembléia Geral de Estudantes da UFMA,
HOJE, quarta-feira , às 17h, na Área de Vivência.

SAIBA MAIS SOBRE O REUNI,
SOBRE A PARALIZAÇÃO DAS AULAS EM IMPERATRIZ,ETC.
TIRE DÚVIDAS, CONFRONTE IDÉIAS!

Desde às 16h concentraremos em frente a rádio universidade lendo uma carta que os estudantes fizeram sobre a vergonhosa política de comunicação da UFMA! Depois deceremos p/à assembléia. Não fique de fora, avise aos outros!

SAIU NO JORNAL IMPARCIAL DE HOJE(12/12)
Apruma mantém recursos contra Reuni

A Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma)
garantiu que vai esgotar todos os recursos na tentativa de impedir que seja
aplicado na UFMA o decreto nº 9096, que institui a adesão da entidade ao
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidade
Federais (Reuni).(http://www.oimparcial.com.br/)

OLHA A SUCATAAAA!!! SITUAÇÃO DAS FEDERAIS :UFMA, UFAL, UFPA

UFMA DE IMPERATRIZ CONTINUA DESPENCANDO

"O Sr. Reitor Natalino Salgado falou conosco através do viva-voz do celular do deputado. Iniciou-se, para surpresa geral, um monólogo que pôde ser classificado de irritante, vazio e repetitivo. Por várias vezes o Sr. Reitor pediu compreensão. Compreensão nós temos sim, e por tê-la é que não aceitamos a situação presente e assim continuamos acampados.Como um sopro de brevidade, a ligação foi encerrada sem que ao menos tivéssemos a chance de mostrar nossas opiniões. Afinal, o que impede o Sr. Reitor Natalino Salgado de vir até nós? Será o temor de ver com os próprios olhos o quadro lastimável de nossa universidade? Ou será ao falta de comprometimento? Ou a falta de sustentáculos para agir?Queremos a presença do Ilmo. Sr. Reitor Natalino Salgado aqui e o comprometimento dele conosco!Somos educados e nosso movimento não é uma baderna. Porém se for preciso gritar, assim faremos.Avisamos ao Sr. Reitor e a sociedade (como um todo) que estamos a esperar e vamos continuar reivindicando um direito básico: o de aprender com dignidade e em um local adequado e com condições próprias para tal."



Reitoria Agride Estudantes da federal de ALAGOAS

"Além da força física utilizada, jogavam-se cadeiras nos estudantes, chegando ao cúmulo de cinco seguranças agredirem um único estudante. "

Adesão ao REUNI na UFPA(como na UFMA ) é anulada

O juiz substituto da 5ª Vara Federal, Ketler Gomes Ribeiro, concedeu, ontem,liminar favorável ao mandado de segurança impetrado pela ADUFPA, quereivindicava a anulação da sessão do Conselho Superior Universitário(CONSUN) do dia 19 de outubro, que "aprovou", de forma anti-democrática, aadesão da UFPA ao REUNI.A decisão do juiz adverte o reitor que, "em caso de descumprimento da decisão judicial, será lhe imputado uma multa diária de R$10 mil reais". Ou seja, além de ver seu projeto não ser aprovado, Alex Fiúzaainda corre o risco de pagar multa, caso não cumpra a decisão judicial. Assim, o reitor terá que comunicar ao MEC que a adesão da UFPA ao REUNI foianulada. O projeto de "expansão" da instituição enviado ao Ministério nãotem nenhum efeito. Com certeza, isso é uma grande força na luta do movimentoestudantil e do movimento docente.








terça-feira, 11 de dezembro de 2007

CARTA AO REITOR NATALINO(feita por universitários de IMPERATRIZ)

SALGADO, NÃO MANDE O PRÉ-REITOR CÂNDIDO,
NÃO FUJA DA RAIA, VÁ VC CONVERSAR COM OS ALUNOS...


Vimos solicitar vossa presença no campus II da UFMA-CCSST, com urgência. É necessário que o Senhor se faça presente para conhecer de perto, in loco, o estado de calamidade que este campus se encontra. Dizemos calamidade, pois o que se pode dizer quando um bloco com três salas de aula está condenado a cair? Quando a iluminação é insuficiente? Quando há turmas que estão perdendo períodos de aula por falta de professores, laboratórios e salas de aula? E dizemos calamidade ainda pelo fato de haver poucos livros aproveitáveis na biblioteca, paredes e colunas dos blocos de aula sendo destruídas por cupins e uma instalação elétrica que é incapaz de suportar a demanda de energia, o que se verifica quando fios pegam fogo em salas de aula - que não têm extintores de incêndio - pondo em risco a vida e segurança dos acadêmicos e professores.

Ainda podemos dizer que é precária quando nos deparamos com a falta de materiais para higienização pessoal, com um trabalho de zelo e jardinagem inoperantes. Acrescenta-se a isso, para corroborar que a calamidade e o abandono são realidades neste campus, que nos muros externos não há nada que identifique o espaço como sendo uma Universidade de Verdade, e os que entram no lugar tem o desprazer de encontrar um ambiente feio e descuidado, e entre os descuidos observam-se estruturas de concreto rachadas e quebradas e as de madeira igualmente deterioradas.

Pesa sobre nossos ombros o fardo de praticamente não se ter neste campus projetos de incentivo a pesquisa e extensão, sendo que o único existente não possui uma sala própria com os equipamentos e materiais necessários, pesa também o fato de que até mesmo o ensino é deficiente, por conta de tantas coisas já citadas e outras tantas por citar. Se esta ponta do iceberg não é suficiente para o convencimento da inadiável importância da vossa presença aqui, desçamos rumo ao que não se vê tão na superfície.

Existe um prédio em construção para o curso de Comunicação Social – Jornalismo, que já passa de um ano do prazo de entrega. Tal atraso da obra com seus respectivos laboratórios tem impedido a ministração de uma disciplina que é pré-requisito para todas as outras, o que coloca o período em risco de perda e faz eminente a acumulação de diferentes turmas em um mesmo período. Problema pior acontece com o curso de Enfermagem e Engenharia de Alimentos que, além de não terem laboratórios, falta-lhes professores e material para aulas práticas, o que também tem posto em risco a conclusão do período e impossibilitado o prosseguimento do curso.

Senhor Magnífico Reitor Natalino Salgado vos faz saber ainda, que a sua presença aqui é necessária e urgente, pois todos os cursos se incluem nesta triste realidade de defasagem e deficiência estrutural.
Além do que já foi citado e do que fica por citar, acrescenta-se que o curso de Direito é deficiente de um núcleo de prática jurídica, o curso de Ciências Contábeis tem uma grade curricular defasada, e o curso de Pedagogia é carente de material e sala de recursos pedagógicos. Além disso, a todos faltam livros, professores e salas de aula. De forma geral sofremos ainda com a ausência de uma sala de vídeo (a que se tem aqui já abriga o sétimo período de Ciências Contábeis cuja sala fora interditada por risco de desabamento), ausência de um auditório que seja proporcional ao numero de alunos da universidade e aos eventos que esta deve promover. Ainda Senhor Reitor, podemos citar um laboratório de informática que não atende nem minimamente às demandadas do campus e tantas outras coisas que nos motivam a permanecermos acampados no Campus II da UFMA-CCSST, até que Vossa Senhoria se faça presente para discutir com os estudantes as questões referidas e definamos juntos soluções, necessárias para este campus que pede socorro.

O movimento é ordeiro, justo e sério. Somos estudantes pacíficos, não passivos, que amam o conhecimento e o país, e por isso decidimos aqui permanecer até que todas as reivindicações urgentes sejam atendidas. Dito isso, aguardamos sua resposta e o seu comparecimento no campus II da UFMA-CCSST. A educação tem pressa e nós também.

Movimento estudantil “Quem sabe faz a hora”.
Assinam estas propostas: CA de Direito, CA de Pedagogia, CA de Ciências Contábeis, CA de Comunicação Social - Jornalismo, CA de Engenharia de Alimentos, CA de Enfermagem.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Presidentes de sete países fundam Banco do Sul

Os presidentes do Brasil, Argentina, Venezuela, Bolívia, Equador, Paraguai e Uruguai assinaram domingo (9), em Buenos Aires, a ata de fundação do Banco do Sul. Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os outros mandatários participam da posse da presidente eleita da Argentina, Cristina Kirchner.

A ata significará um compromisso político dos presidentes de implantar o banco, pois as negociações sobre a linha de atuação do órgão e volume de recursos continuam. Proposto pelos presidentes venezuelano, Hugo Chávez, e argentino, Nestor Kirchner, o banco tem o objetivo de financiar projetos de desenvolvimento da região e ser uma alternativa às instituições financeiras multilaterais existentes, como Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (Bird).

"O Banco do Sul terá papel importante na integração da região e na consolidação da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Possibilitará superar limitações de acesso a financiamentos junto a bancos multilaterais de fomento e bancos privados e fortalecerá a autonomia financeira da América do Sul", afirmou hoje o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.

"A solidez, a viabilidade e, principalmente, a eficácia do Banco do Sul dependerão de práticas e critérios firmes de governança e administração", completou.

Hoje, LULA acompanha a posse de Cristina, esposa de Nestor e primeira mulher eleita a assumir o cargo - Maria Estela Martinez de Perón, a Isabelita, governou de 1974 a 1976, mas devido à morte do marido Juan Domingo Perón, pois era vice-presidente. O evento está marcado para as 15 horas (16 horas de Brasília).

domingo, 9 de dezembro de 2007

Transposição do Rio São Francisco

Dedique um momento, leia...
Você tem conhecimento do projeto de Transposição do Rio São Francisco? Você já leu, conhece quem tenha lido, ou conhece quem conhece quem já tenha? Se sim, diga-me como, quando e onde? Se não, junte-se a nós!

O projeto, que deveria ser amplamente discutido pela população está, sempre, indisponível a ela! Este projeto está sendo realizado da forma mais obscura possível. A população não sabe o que está acontecendo e quais os maiores beneficiados com tal obra. Falam em levar água para outros estados do Nordeste que sofrem com a ausência de políticas públicas que possibilitem a convivência com a seca. Sabemos, contudo, que são os criadores de camarão e outros grandes empresários que mais se beneficiarão com a transposição das águas.

Se olharmos por outro lado, veremos, ainda, dezenas de comunidades, bem mais próximas do São Francisco, que sofrem com a falta de água e que não são, ao menos, mencionadas neste faraônico investimento. Estamos falando, por exemplo, de distritos de Juazeiro. Você tem ouvido, lido ou visto que a população ribeirinha é contra o projeto de Transposição do Rio São Francisco? Você já ouviu a posição dos ambientalistas? Você sabe quem é o Frei Luis Cppio?Você ouviu falar em greve de fome esses últimos dias? Não?!Atualmente, e pela segunda vez, Dom Luis Cappio está em greve de fome protestando contra o andamento das obras da transposição.

Dezenas de ONG's, Movimentos Sociais e Estudantis estão lutando contra esse desmando. Populares pelo Brasil inteiro, inclusive na Região Sul, já aderiram ao movimento de oposição ao projeto. Contudo, este assunto, assim como a própria transposição, não está sendo pautado pelos grandes veículos de comunicação no Brasil.

Prestem atenção: nós temos uma autoridade religiosa, num país de maioria católica, protestando com a própria vida contra uma obra vertical e incoerente e os meios, que deveriam nos informar, simplesmente não noticiam isso!

PORQUE NÃO EXPOR E DISCUTIR DE MANEIRA TRANSPARENTE?As desculpas são sempre as mesmas: "o projeto é extenso, complicado e técnico demais. Vocês não o entenderão". SERÁ? Será que o projeto é uma grande farsa?

Por isso, chamo você a unir forças e criar uma rede que pressione o governo e os meios de comunicação!! Faça chegar ao maior número de pessoas essa mensagem:temos que saber o que querem fazer com nossos rios, com o nosso Brasil!