sábado, 13 de outubro de 2007

UEMA->Vem bronca braba por ai: “Auditoria Já"




EM 1ª MÃO->
Alunos da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA estão organizando uma abaixo-assinado para pedir uma auditoria com objetivo de apurar supostas irregularidades nas últimas gestões (leia-se Waldir Maranhão e César Pires).

Alguns CENTROS ACADÊMICOS DA UEMA já aderiram a campanha " Auditoria Já" e outros vão assinar ainda essa semana o abaixo-assinado. Os estudantes afirmam que os problemas continuam como o atraso( chegando a 3 meses) no pagamento da bolsa de pesquisadores.

E TEM MAIS DENÚNCIA:
O vestibular da UEMA aconteceu dia 7 de outubro-domingo passado- mas no dia da prova faltaram fiscais na prova e parece que não chamaram ninguém da lista de espera, deslegitimaram um sistema de sorteios e escolha dos fiscais, chamando as pressas os parentes de alguns funcionários. Há quem diga que foi uma clara demonstração de nepotismo.

É...Vem chumbo grosso por ai...

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O VERDADEIRO DIA DAS CRIANÇAS NÃO É HOJE

VOCê sabe
como surgiu
o dia das
crianças?

Por Amanda Dutra Ramos*

O dia das crianças brasileiras não deveria ser no dia 12 de outubro, data sugerida pelo deputado federal Galdino do Valle Filho em 1924 e disseminada pela fábrica de brinquedos Estrela a partir da década de 60. Criança não deve ter um dia só no ano, mas já que no Brasil tudo deve ter uma data comemorativa, que fosse, então, 13 de julho, dia em que surgiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Uma lei que representou uma mudança radical de concepção, enquanto o extinto Código de Menores via as crianças e os adolescentes como um problema para a sociedade, o ECA tem como princípio a noção de que eles são sujeitos de direitos exigíveis e devem ter absoluta prioridade na construção de políticas públicas. Há duas semanas, mais uma demanda histórica foi alcançada; agora é obrigatório que o currículo do ensino fundamental inclua conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes.

É inegável o papel transformador da educação, assim a lei nº 11.525, de 25 de setembro de 2007 que complementa a lei 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, é uma norma que merece palmas.

CLIQUE PARA LER O NOVO TEXTO: http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11525.htm

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O Estatuto é fruto de um longo processo de mobilização a favor dos direitos humanos da infância e do adolescente. O ECA tem 17 anos, e mesmo não tendo atingido a "maioridade" em todos os sentidos, a sua criação na década de noventa rompeu com uma terrível herança baseada no adultocentrismo, que tratava as crianças como apenas objetos do direito.


O ECA e a lei nº 11.525, que torna obrigatório o ensino dos direitos das crianças e dos adolescentes na sala-de-aula, são exemplos de vitórias que não podem ser negligenciadas, e sim plenamente exercidas. Evidentemente que a lei sozinha não resolverá, num passe de mágica, todos os problemas; no entanto, essa nova visão da infância e juventude deve suscitar em nós (poder público, família e sociedade) a vontade de construir juntos outra relação com nossas crianças e adolescentes, respeitando-os em sua plenitude, e os reconhecendo, todos os dias do ano, como protagonistas e cidadãos detentores de deveres e de direitos.

*Amanda é estudante de comunicação social da UFMA, Secretária de Imprensa do DCE-UFMA e do Fórum da Juventude-MA

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

ENTRE NA MODA-Alguém quer trocar uma floresta porcréditos de carbono?


Na última terça-feira, foi decidido no congresso anual das empresas siderúrgicas, que serão coletados dados sobre a poluição emitida pelas maiores produtoras mundiais de aço. O Brasil está na lista, e um dos grandes interesses das empresas comprometidas com a ação voluntária, é armanezar dados para futuramente entrarem no mercado de venda de créditos de carbono. O valor estimado da tonelada de carbono entre 2008 e 2012 é de 25 euros, e de acordo com um dos empresários, a produção de uma tonelada de aço emite aproximadamente uma tonelada e meia de carbono.


O que são Créditos de Carbono?

Créditos de Carbono são certificados que autorizam o direito de poluir. O princípio é simples. As agências de proteção ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emissões de toneladas de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes. Inicialmente, selecionam-se indústrias que mais poluem no País e a partir daí são estabelecidas metas para a redução de suas emissões. A empresas recebem bônus negociáveis na proporção de suas responsabilidades. Cada bônus, cotado em dólares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem não cumpre as metas de redução progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cada empresa estabeleça seu próprio ritmo de adequação às leis ambientais. Estes certificados podem ser comercializados através das Bolsas de Valores e de Mercadorias, como o exemplo do Clean Air de 1970, e os contratos na bolsa estadunidense. (Emission Trading - Joint Implementation)

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Blog Action Day mobiliza blogosfera global pelo meio-ambiente

No próximo dia 15 de outubro, blogueiros do mundo todo irão unir-se para colocar um assunto importantíssimo em pauta. Em 2007, o tema escolhido foi o "meio-ambiente". Todo blogueiro participante "postará" sobre o assunto utilizando seu estilo e tópicos relacionados ao seu próprio blog.

O Blog Action Day pode ser definido como a mobilização de blogueiros de todo o mundo para publicar em um mesmo dia textos com tema pré-definido de relevância global. A expectativa oficial é de atingir cerca de 5,5 milhões de leitores internautas.

Não há nenhum tipo de censura por parte dos organizadores, como pode ser visto no site oficial do projeto, só é preciso que o tema universal seja considerado. Segundo o site, o objetivo do projeto é "fazer com que todos passem a conversar sobre um futuro melhor".

Nesse endereço, blogueiros podem cadastrar suas páginas para participar do movimento. www.blogactionday.com.br

"A blogosfera brasileira é tremendamente ativa e representativa na América Latina, portanto julgamos que um parceiro oficial por aqui contribuiria muito em prol desta causa", afirmou o sócio-diretor da BlogTV Brasil, Claudio Roca.
EU JÁ ADERI. FAÇA PARTE DESSA CORRENTE TB!

Agora é oficial: Polo São Luís da Aliança Internacional de Jornalistas

Fique atento! A próxima reunião do recém-lançado Polo São Luís da Aliança Internacional de Jornalistas será no dia 10 de outubro, às 19h, no anfiteatro do Curso de Comunicação Social da UFMA. Se você não participou das palestras dos dias 28 e 29 de setembro e quer saber como se filiar ao pólo, não deixe de comparecer a esse bate-papo. A intenção dessa reunião é definir as primeiras atividades e a estrutura do Polo São Luís da Aliança... Até lá... Saiba mais:http://www.alliance-journalistes.net

SUCESSO:Feijão com muita comunicação

SAIU HOJE NO JORNAL PEQUENO:
Microondas (http://www.jornalpequeno.com.br/2007/10/9/Pagina65513.htm)

De parabéns os organizadores da Primeira Feijoada da Comunicação 2007. Realizada no domingo (7), na Associação Recreativa do Sindicato dos Bancários, no Turu. A festa reuniu mais de 200 pessoas e promoveu o intercâmbio entre jornalistas, radialistas, lideranças políticas e de classe, professores e universitários da UFMA.

O jornalista Genival Abreu e a universitária Amanda Dutra reuniram os profissionais e amigos da imprensa na tarde que teve até partida de futebol society entre o Comuninguém, time de universitários da UFMA, e o Corra com Moderação, formado por jornalistas e atletas acima do peso. O placar surpreendeu. 6 a 2 para os veteranos. Gols de Chocolate(artilheiro com 4 golaços) e Paulo Washington.Bruno e YURI diminuíram o placar para o time do Comuninguém.

Entre os atletas do Corra Com Moderação estavam o assessor governamental Celso Brandão, os jornalistas Décio Sá e Martin José e o Secretário-Adjunto da Igualdade Racial, Silvio Bembem. Marcaram presença na festa os professores da UFMA, Oliveira, vice-reitor, Cândido Oliveira, Euclides Moreira Neto (DAC), e muitos outros.

Participaram ainda o Deputado Federal Domingos Dutra, o Secretário de Meio-Ambiente, Othelino Neto; o pré-candidato a Prefeito de São Luís, Bira do Pindaré; o Secretário-Adjunto da Juventude, Márcio Jardim e os jornalistas Edwin Jinkings, Edvânia Kátia, Mirlene Bezerra, Hugo Leonardo, Celina Mendes, Fernando Oliveira, Zilda Assunção e o editor da coluna MICROONDAS, Joel Jacintho.

Em dezembro vai acontecer a Festa Natal da Comunicação, que também terá em sua programação o lançamento do Bloco do Imprensa 2007. Diante do sucesso do evento já foi ventilado que a dupla Genivaldo Fonseca / Amanda Dutra organizem a festa da prévia do Bloco do Imprensa 2008.