sábado, 29 de setembro de 2007

A mídia nos controla ou nós controlamos a mídia?

Deus criou o céu, a terra, a água, as plantas, os animais, o homem e a mulher.E viu que era tudo maravilhoso. Era o sétimo dia, então ele resolveu descansar, pois ninguém é de ferro. Em um sonho bom, Deus admirou sua criação, mas percebeu que faltava algo. Deus acordou e resolveu criar a mídia.

A princípio a mídia teria o poder de admirar a criação divina, de refletir suas belezas, de divertir, informar e educar os homens. Deus então deu o controle universal para a mídia. O homem adorou a nova criação de Deus e viveu feliz com a mídia durante milhares de anos.Com o tempo, no entanto, a mídia, vaidosa de seus poderes, quis tomar o lugar de Deus.


Juntou todos os homens ao seu redor e criou uma audiência universal. Todos só tinham olhos para a mídia, que ditava tudo, desde o que vestir, até o que falar, o que gostar, como se comportar. A mídia tinha tirado toda a atenção do homem e alastrou sobre a terra a opressão.

Simplificando tudo, a mídia criou homens que gostavam sempre das mesmas coisas, e sempre mais. Criou uma sociedade do consumo.Mas o pior de tudo não era isso. A mídia tomou o homem de tal forma que ele hoje é incapaz de se questionar sobre o poder da mídia, seu novo Deus.


No início desta campanha de renovação das concessões, queremos levar à sociedade, aos seres humanos, um questionamento simples: quem tem o controle? Quem está sob controle? A mídia nos controla ou nós controlamos a mídia? Porque durante esses anos todos temos nos acostumado a ver, ouvir e ler as mesmas coisas, sem se perguntar como seria o mundo visto de maneira diferente?


Durante tanto tempo nos acostumamos com a idéia de que as nossas emissoras de rádio e tv são eternas, obras divina, inquestionáveis e cujas concessões, irrevogáveis.Será? Se podemos matar nossos irmãos, porque não criar rádios comunitárias? Se podemos destruir a natureza, porque certas mentiras precisam ser eternas? Se podemos mudar o curso dos rios, porque não podemos mudar o canal?

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Aprendendo mais sobre o FEJMA


O Fórum Estadual de Juventude do Maranhão-FEJMA , realiza a VI Reunião Ordinária em São Luís, nos dias 28 e 29 de setembro, com o tema: Plano Estadual de Juventude:Desafios e Perspectivas, tendo como objetivo resgatar e discutir, os eixos do plano elaborado e discutido pela sociedade civil, que serviram de base para elaboração do Programa de Governo do Executivo Estadual com a perspectiva de efetivação das políticas públicas de juventude.

As reuniões do FEJMA, de forma itinerante, têm perpassado diversos municípios (Cururupu, PIO XII, Imperatriz e Coelho Neto) numa expectativa de construção e dialogo das diversas políticas, trazendo uma nova visão de juventude no Maranhão; encaminhando através de debates temáticos a construção da Agenda comum e planejamento de ações a serem desenvolvidas pelas regionais , tendo vista a dinâmica plural da realidade local das organizações e movimentos juvenis de cada município.

A abertura do evento terá inicio ás 19:30 h, nesta sexta -feira no Teatro João do Vale com a Palestra Magna “A Participação da Sociedade Civil na Construção de Políticas Publicas” com o ProfºDr Ribamar Filho – Pós Graduação em Políticas Publicas - Ufma e, dia 29, no Teatro Odylo Costa Filho com pautas internas e o Painel Com a Profª Vera Salles –Pós Graduada em Políticas Publicas pela USP.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

SURREAL, FANTÁSTICO, EMBASBACANTE!


Não consigo definir o show de bola que as meninas da seleção brasileira deram no jogo de 4 a 0 em cima do EUA. A taca contra as americanas aconteceu hoje, em Hangzhou na China, e classificou o Brasil para grande decisão do Mundial Feminino.

Teve de tudo: dribles, deixadinha, jogada de mestre, bola na trave; tudo com o mais genuíno swing latino. A seleção feminina do Brasil não queria brincadeira, jogou sério e bonito até o último minuto. Os gols foram da Osborne(contra) que tentou cortar, mas mandou para dentro. 1 a 0 Brasil. E depois, teve dois golaços da melhor jogadora do mundo, Martaaaaa e, claro, um da Cristiane, e podia ser muito mais!

Agora o Brasil se prepara para fuzilar o gol da Alemanha neste domingo, ou melhor, quem deve se preparar mesmo são as alemãs!


E, RARARAÁÁ, aqui vai uma reflexão ->
JÁ PENSOU UM FILHO DO RONALDO
GAÚCHO COM A MARTA?
IA SER UM X-MAN DO FUTEBOL!!!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Estudante, já pensou em não pagar mais passagem?


O passe livre não é utopia, ele é real e já foi implantado em várias cidades porque efetiva vários direitos, um deles é a educação integral, um direito fundamental da pessoa humana. E isso não é invenção nossa , está na lei, a Constituição Federal no Art. 208 determina que “o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: VII - atendimento ao educando, (...) transporte, alimentação e assistência à saúde”.

Assim, o transporte coletivo para os alunos da rede estadual e da rede municipal é um direito assegurado legalmente, sendo que essa mesma lei acresceu no seu Art. 3o que “cabe aos Estados articular-se com os respectivos Municípios, para prover o disposto nesta Lei da forma que melhor atenda aos interesses dos alunos”.Assim, o transporte coletivo para os alunos da rede estadual e da rede municipal é um direito assegurado legalmente.


O passe-livre para todos os estudantes não é nada mais nada menos do que uma extensão natural desse direito universal ao acesso à escola e a educação integral, que não pode ser garantido a uns e negado a outros, porquanto estaria violando outro princípio universal e constitucional que é o da isonomia jurídica, ou seja, o de que a lei não pode fazer distinção entre os indivíduos, pois estaria negando o direito dos estudantes da rede privado de obterem o mesmo benefício diferido a outro grupo de estudantes.

A falta do dinheiro da passagem para ir à escola hoje no Brasil, é uma das principais causas de evasão escolar, e isso acontece em maior parte com os alunos das periferias. Essa luta contribui, assim, na defesa de uma perspectiva do desenvolvimento econômico e social do povo brasileiro, sua qualidade de vida, aumento da média de estudo do brasileiro, qualificação do trabalhador, e elevação da sua renda familiar, além da melhoria e qualidade do transporte.


Assim, convidamos você a participar da 1ª REUNIÃO COLETIVA DE CONSTRUÇÃO DO PASSE LIVRE

Vamos nos reunir dia 27/09 (quinta-feira) às 18:00hs na escadaria da Nauro Machado.Traga seus amigos.Chame o povo!

Vamos conversar,

conhecer mais sobre essa realidade e começar a mobilização!

Chegue mais, entre na COMU do PASSE LIVRE SÃO LUÍS-> http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39328141

Aliança Internacional de Jornalistas pela ÉTICA



Antonio Martins, jornalista do conceituado Le Monde Diplomatique vai ministrar palestra sobre
"Mídia compartilhada: a responsabilidade é de quem?", o evento acontece nesta sexta(28/09) no auditório central da Ufma,a partir das 18 horas e marca o lançamento do pólo Sao Luís da Aliança Internacional de Jornalistas.

O que é a Aliança?

O objetivo dessa rede é trabalhar a temática da "responsabilidade" do jornalista oferecendo a esse profissional um espaço, uma dinâmica para que ele possa comungar experiências e sugerir propostas concretas para reformar suas práticas. ( http://www.alianca-jornalistas.net/)

A cidade de São Luís será a terceira do país a ter um pólo da Aliança, e tem o apoio de estudantes de comunicação da UFMA, da Associação Maranhense de Imprensa (AMI) e da Agência Matraca.
A J. Aliança programou duas atividades para o Maranhão: a primeira será a palestra na UFMA, com a presença de Antônio Martins, editor do Le Monde Diplomatique-surcursal Brasil. No sábado, dia 29, acontece para profissionais o "Café Mídia", às 17h30, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol),com o tema "Meios de Comunicação: informação ou opinião?"

O evento é aberto, mas apenas receberão certificados os que se inscreverem pelo email: aliancadejornalistas@gmail.com
(nome completo, contatos, instituição)

ATÉ LÁ!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Se notícia é mercadoria, então que seja de qualidade!


A conseqüência do monopólio dos meios de comunicação, do fetiche da velocidade e a guerra pela audiência, fazem com que os jornalistas e seus patrões muitas vezes se afastem da conduta ética e ofereçam ao público uma informação de má qualidade.

A notícia virou mercadoria e há uma significativa perda de valores de cunho ético. Baseando-se no art. 6º do Código de Ética,o exercício da profissão do jornalista é uma atividade de natureza social e com finalidade pública, subordinada, portanto, ao Código de Ética que é constantemente desrespeitado.

A tendência da imprensa mundial, de colocar a preocupação com a audiência das matérias (o fato negativo ‘vende’ mais que o positivo) à frente das causas da paz e da responsabilidade social. Grandes grupos econômicos voltados para o interesse do capital, dominam a circulação da informação no mundo. As informações são segmentadas e banalizadas, com ênfase ao que é ruim, que pode impactar a opinião pública, desconsiderando a questão da ética e da responsabilidade social. As informações que dizem respeito às minorias não são incluídas nas pautas.

No Maranhão, infelizmente temos muitos exemplos da falta de compromisso com o leitor/ouvinte e por isso vejo com bons olhos a criação do Núcleo da Aliança Internacional de Jornalistas pela ÉTICA em São Luís, que vai ser lançado nessa sexta(dia 28) na UFMA.
(DETALHES NO PRÓXIMO POST)

Canindé finalmente decidiu por qual partido vai "disputar" a prefeitura



Aos 40 minutos do 2ºtempo, Canindé Barros (Semtur) sai do PDT na tentativa de viabilizar sua candidatura a prefeito de São Luís em 2008.

Alguns pensaram que era apenas uma ameaça para valorizar seu passe, mas já está confirmado, nesta terça-feira, dia 25, o atual secretario de transportes urbanos de São Luis, Canindé Barros, depois de alguns convites de partidos menores, assina sua ficha de filiação ao PSC.

O evento de filiação foi adiado no mesmo dia, acordos maiores vem aí...
Vamos aguardar que ele deve validar a filiação por esses dias..

domingo, 23 de setembro de 2007

Já tem até slogan!




Para quem não sabe, temos mais um pré-candidato a prefeitura de São Luis: CHICO VIANA. Só falta escolher o partido, pois slogan já tem.


De acordo com informações da comunidade no orkut(Eu assisto ao Chico Viana)ele afirma que está no páreo, e que garante ” respeito e probidade “ e ainda que a população fará o programa de governo, deixou claro, Francisco Viana, na página de recados de amigos. Essa decisão ainda divide opiniões na comunidade: alguns acham que se ele saísse candidato a vereador a vitória seria garantida, outros apoiam a candidatura e há ainda os que acham que tentar a prefeitura é suicídio. E a maioria não gostaria que ele acabasse com o programa São Luis Debate.
Respondendo ao questionamento sobre se não seria contraditória a sua candidatura a um cargo tão desgastante, Chico disse que:” A comunidade é consciente, lúcida e livre. Qualquer um pode oferecer seu nome ao julgamento de seus concidadãos. Terei calma, não serei açodado, nem incoveniente, mas garanto-lhes que tudo será feito consoante com o meu patrimônio moral. São mais de 11 anos diariamente criticando os poderosos. Não poderia ter rabo de palha,para afiar tanto tempo.”

Como a internet é um meio público e eu faço parte da comunidade, trago algumas informações que serão confirmadas na festa do lançamento de sua candidatura com a data a ser divulgada amanhã.

MENSAGEM COMPLETA DE CHICO VIANA:
” Espero contar com seu apoio de de todos os cidadãos de bem que se preocupam
com a cidade.
Posso parecer ingênuo, mas acho que não é muito difícil gerir a coisa
pública: honestidade, respeito e consciência de que somos homem é a origem e
a finalidade do exercício do poder.
Ele não tem programa de governo estruturado, começo,meio e fim, argumentou
sensatamente um amigo.
E eu respondo: que pretensão um candidato, professoral e teoricamente,
tentar colocar no papel problemas e soluções que qualquer cidadão sofrido
sabe muito mais quais são e como resolvê-los porque sofre na carne suas
consequências?

Esta é a diferença: qual o programa de governo que você cidadão quer,
determine para que eu cumpra. Em um dia eu teria um calhamaço de mil páginas
com um detalhado e impecável plano de governo como tiveram todos os que por
aqui passaram”

AGUARDE OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS DA NOVELA PARA PREFEITURA DE SÃO LUÍS!

PRODUÇÃO ACADÊMICA: juro que existe!

Produzir vídeos, textos, fotos, músicas... está na moda.

As novas tecnologias de informação e comunicação – NTIC's, quem diria, deram um grande passo na "democratização" do acesso a informação e ao conhecimento.

E foi nessa linha de pensamento que os alunos da disciplina Tecnologia Educacional em Rádio e Tv da UFMA produziram programas educativos experimentais de rádio e vídeo.
Selecionei para hoje o curta ECOLIXO:
http://videolog.uol.com.br/video?223033