quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Via de acesso à assembléia legislativa provoca desmatamento

REPRODUZO ABAIXO UM EMAIL DO COMPANHEIRO Helio Costa
que trata sobre uma denúncia de desmatamento na nossa cidade


Está havendo uma derrubada de mata densa e bem diversificada às margens da avenida Jerônimo de Albuquerque,em frente ao Residencial Novo Tempo. Isso está ocorrendo dentro de uma Estação Ecológica(Rangedor),cujos bens naturais, por força de lei seriam intocáveis. E,nesse caso especifico, nem precisa de força de lei, basta coerência para aceitar a importância de uma unidade de conservação em meio urbano densamente ocupado, com todo o desconforto das altas temperaturas, e, o que é mais importante, cada metro quadrado do Rangedor com sua cobertura vegetal e seu destaque topográfico tem papel fundamental no equilibrio do ciclo hidrológico, ou seja, garante que parte das águas de chuva possam infiltrar, impedindo que toda a agua seja logo transportada para o mar, ou que evapore.

Este desmatamento é para a implantação da via de acesso à assembléia legislativa,"a casa do povo", como dizem os "odoricos paraguaçú" que abundam naquela casa,cujas instalações foram projetadas para dar conforto aos deputados, sem considerar algo mais importante para a coletividade, portanto, para a democracia,que é o conjunto de serviços ambientaisque o sitio Rangedor presta para a sociedade. Será dificil para as gerações futuras entenderem como se pôde plantar um monstrengo como é o prédio da assembléia dentro de uma unidade de conservação,como se no tempo de sua construção não houvesse alternativa locacional.E no presente doi ver que,não contentes com o estrago já feito,os deputados ainda façam derrubar a mata, para que sua "obra" fique visivel a todos que passarem na avenida ao lado,para lustrar o ego faraônico de suas excelências.Espero que o Ministério Público ainda possa atuar neste assunto.Afinal,fica alí tão perto!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

VOTE NA ÀGUA


Pessoal, em tempos de debate sobre a Transposição ou não do Rio São Francisco, lembrei de 1 site que há algum tempo vem tentando realizar uma transformação na região semi-árido sem que, pra isso, seja necessário fazer tal transposição. O site é ligado à Cáritas Brasileira e auxilia na construção de cisternas e pra que tais cisternas sejam construídas depende apenas da boa vontade de cada um. Ele funciona que nem funcionava o clickfome ( http://www.clickfome.com.br/) e como funciona o click árvore (http://www.clickarvore.com.br/). Basta você clicar. O site do qual eu falo é o Clique Semi-árido cujo endereço é http://www.cliquesemiarido.org.br/

Acho que vale a pena que todo mundo entre e dê esse clique e que fiquemos mais atentos a polêmica da transposição do Rio São Francisco que tem como desculpa amenizar a seca do sertão, mas que, segundo o próprio governo, só 4% da água vai atingir a população. Enquanto a construção de cisternas atingiria um número quatro vezes maior.
PENSE NISSO E VISITE O SITE!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

VI Seminário Mídia, Infância e Adolescência:inscrições gratuitas

Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, realizaremos O VI Seminário Mídia, Infância e Adolescência. O evento acontecerá no auditório do Ministério Público, Centro, sempre a partir das 18h30 e terá como convidados, entre outros, Evandro Vieira Ouriques ( Professor da disciplina Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, articulação entre Andi e UFRJ), Bia Barbosa (jornalista, editora de Direitos Humanos Agência de Notícias Carta Maior, membro do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social e empreendedora social da Ashoka, Edgar Patrício( Jornalista da Universidade Federal do Ceará, Coordenador da ONG Catavento), Paulo Lima - jornalista responsável pelo Projeto/Revista Viração).

Além disso, nos dias 23 e 24, pela manhã, serão realizadas, na Faculdade São Luís, as oficinas " Assessor de comunicação – agente da transformação social" e"Comunicação, Consciência e Cobertura de Políticas Sociais". Também no dia 23, das 16 às 18 acontecerá, no Ministério Público, a Mostra Geração Futura e no dia 24, no mesmo local e horário o Painel de Planos de Comunicação. Também no dia 23, das 16 às 18 acontecerá, no Ministério Público, a Mostra Geração Futura e no dia 24, no mesmo local e horário o Painel de Planos de Comunicação.

As inscrições, que serão gratuitas, poderão ser feitas a partir do dia 08 de janeiro (terça-feira) através do tel: 32540210 ou do e-mail: agencia@matraca.org.br..

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Lobão deve virar ministro na próxima quinta-feira



O VULGO SENADOR VARETA VAI SER MINSTRO VARETA. AGORA É AGUARDAR PELO PRÓXIMO ESCÂNDALO, OU A PRÓXIMA INDICAÇÃO DO TIO (NÃO) SAIRNEY E, CLARO, PELA A ATUAÇÃO DO EDINHO LOBÃO COMO APRENDIZ DE FEITIÇEIRO. O ATUAL DIRETOR DA RETRANSMISSORA DO SBT NO MARANHÃO VAI ASSUMIR A VAGA DO LOBÃO PAI NO SENADO...E TORÇAM PARA QUE ESSE ANO NÃO TENHA UM NOVO APAGÃO! OLHOS ABERTOS!


FOLHAPRESS

O presidente Lula deverá oficializar a indicação do senador Edison Lobão (PMDB)para o Ministério de Minas e Energia em reunião com a cúpula peemedebista marcada para quinta-feira da próxima semana. Lula convidou o principal padrinho político de Lobão, o senador amapaense José Sarney, para uma reunião no Planalto. Deverão participar do encontro o presidente do PMDB, deputado Michel Temer; o líder do governo no Senado, Romero Jucá; e a senadora Roseana Sarney. O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, também deverá estar presente.

Para hoje está previsto um encontro de Lula às 10h com o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, que pode ser comunicado da decisão. A indicação de Lobão faz parte de um acordo do grupo de Sarney com a ala de Temer, que fazia oposição a Lula no primeiro mandato. O grupo de Temer bancou a candidatura de Garibaldi Alves à presidência do Senado em troca do apoio ao pleito de Sarney em favor de Lobão. Sarney também era o padrinho do ex-ministro Silas Rondeau, que caiu após ter seu nome envolvido na Operação Navalha. Nos bastidores, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) tem bombardeado Lobão.