sábado, 8 de dezembro de 2007

DIRETO DA UFMA-IMPERATRIZ


Em conversa com alguns estudantes acampados no Campus de Imperatriz, o Diretor do Centro afirmou que Enfermagem é o único (?)curso que realmente está sem condições de continuar funcionando, pois estão faltando professores e laboratório para as aulas práticas, tendo assim, o direito de fazer reinvidicações.


O Diretor, deveria informar-se sobre o que está acontecendo: ou será que o fato de o curso de Jornalismo, 3º período, está assistindo pouquíssimas aulas por semana, o abandono de cargo do professor do 2º período, também de Jornalismo, ou a salas interditadas por risco de desabamento do curso de Engenharia de Alimentos, a falta de um Núcleo Jurídico para a área de Direito, não significa nada?

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

TV Digital

Capes financia projetos de pesquisa na área de TV Digital
Até o dia 21 de dezembro, a Capes estará recebendo projetos interdisciplinares para áreas ligadas ao desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).
Leia mais: http://www.capes.gov.br/servicos/salaimprensa/noticias/noticia_0876.html

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

DIRETO DO CAMPUS-UFMA-IMPERATrIZ


Depois de muito diálogo e conversa, a noite dessa ultima quinta feira foi mais calma que a anterior,contamos com novas adesões e deixamos claro que o movimento é contra qualquer tipo de baderna.Uma comissão saiu às ruas para distribuir panfletos e explicar para a sociedade o verdadeiro motivo da paralização....


Estudantes do campus II da UFMA declararam que não vão se render ante ameaças e tentativas de desarticulação. Os acadêmicos do movimento testemunharam uma tentativa mediocre do Diretor do campus de dividir o movimento. Dr. Jeferson quis convencer alguns alunos de que a causa é apenas do curso de enfermagem. Todos devem saber que manifestação reune todos os Centros Acadêmicos cada um com suas respectivas reivindicações. A paralização é de todos os seis cursos da UFMA de Imperatriz.


O principal objetivo da paralização dos uiversitários é buscar um ensino público de qualidade, com melhorias na estrutua física e no corpo discente. ESTAMOS ESPERANDO UMA RESPOSYA DO PROPRIO NATALINO...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

CAPA DO JORNAL "O ESTADO DO MA"

Justiça anula adesão da UFMA ao Reuni
SAIU NA CAPA DO JORNAL ESTADO DO MA !
e vai sair em outros jornais também.
AMANHÃ TEM MAIS ENTREVISTA
na Difusora e na Rádio mirante, serão entrevistados membros do DCE e APRUMA.

ADESÃO DA UFMA AO REUNI É ANULADA

REUNI– JUSTIÇA FEDERAL CONCEDE LIMINAR

A Justiça Federal concedeu, nesta tarde de quarta-feira, dia 5 de dezembro, liminar ao Mandado de Segurança impetrado por conselheiro da APRUMA no CONSUN no sentido de anular a sessão que aprovou a adesão da UFMA ao REUNI.

Antes da pretensa reunião do CONSUN a Administração Superior da UFMA foi advertida de que existiam falhas formais na convocação e foi levantada uma questão de ordem. A maior parte dos conselheiros, todavia, entendeu que a reunião deveria acontecer mesmo correndo o risco de ser anulada na Justiça.
As argumentações centrais que sustentaram o pedido de suspensão do CONSUN foram as seguintes:
a) A pauta proposta, ou seja, apreciação e deliberação acerca do Plano Plurianual de Metas Quali-Quantitativas proposto ao CONSUN como intenção de adesão da Universidade Federal do Maranhão ao Programa REUNI do Ministério da Educação de forma alguma poderia ser considerado caso de urgência. Portanto a convocação deveria ter sido feita com, no mínimo 72 horas, o que não aconteceu. A adesão da UFMA ao referido programa é possível desde o mês de outubro de 2007 e ainda pode ser feita até o dia 17 de dezembro, para supostamente garantir recursos em 2008, como pode ser verificado no site do MEC;
b) A pretendida sessão do CONSUN também careceu de legalidade por ferir o Art. 38 do Regimento Geral da Universidade Federal do Maranhão, segundo o qual os conselheiros deveriam receber o documento completo, mas receberam apenas uma versão concluída na madrugada do dia 28 de novembro e com vários erros, segundo disse o assessor do reitor para assuntos de interiorização, em entrevista na Rádio Universidade no dia 29 de novembro (a entrevista será solicitada como prova legal na Justiça).

A legalidade do Conselho pode ainda ser questionada pelo fato de ter sido desrespeitado o Art. 29 do Regimento Geral da UFMA, que estabelece que as sessões são públicas. Apenas os Conselheiros tiveram acesso à sala da Procuradoria, que evidentemente não têm condição para que seja realizada uma reunião deste porte (o reitor e os Conselheiros sequer tinham cadeiras para sentar).

Vários conselheiros, inclusive os representantes da APRUMA, do SINTUFMA, do Centro de Ciências Sociais e Centro de Ciências Humanas, se recusaram a participar da votação realizada no gabinete do Procurador.

Com esta decisão da Justiça, ainda que em caráter liminar, espera-se que toda a comunidade universitária possa conhecer o teor da proposta da UFMA de adesão ao REUNI e sejam feitos debates em todas as unidades acadêmicas

QUENTINHAS

* Vitória dos Lutadores da UFMA
A justiça federal acabou de conceder parecer favorável à liminar que pedia a anulação da sessão do CONSUN no último dia 30/11 no palácio Cristo Rei.

A sessão que foi conduzida de uma forma absolutamente questionável, ferindo vários aspectos do Regimento Interno da UFMA como, por exemplo, o impedimento da participação de estudantes em uma sessão pública que, segundo o próprio Regimento, é de participação possível de todos os membros da comunidade universitária e que já havia sido autorizada por um promotor.

Apesar da tentativa de mostrar os estudantes apenas como baderneiros, desvirtuando a atenção dos aspectos negativos do projeto REUNI, A reitoria recebe agora uma resposta contundente pela ação autoritária e antidemocrática de sexta passada. Só falta a mídia dar espaço pra falarmos, afinal não dá pra mostrar só o lado do REI(tor).

* E NO CAMPUS DA UFMA EM IMPERATRIZ...
CONTINUA tudo parado!

Estudantes tiraram até as cadeiras das salas.
armaram redes no corredor, panelão de comida, etc
ontem aconteceu uma assembléia que decidiu pela continuidade da paralisação que reivindica melhorias no prédio e mais professores.

* E vai rolar a I Reunião Extraordinária do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão – FEJMA vai ser realizada nos dias 14 e 15 de dezembro de 2007, na cidade de Coroatá. Vem ai, tb, à 1a Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude e o Maranhão deve mandar delegados.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Esclarecimento sobre agressão física ->Com a palavra: o outro lado

Responda VOCê e concorra à uma caixa de canetas BIC multiuso->

SERÁ que estão querendo criar um factóide, com o apoio da direção da UFMA, para produzir argumentos que justifiquem a EXPULSÃO DE ESTUDANTES que tem um posicionamento politico ideológico contrário ao da atual administração???


Esclarecimento sobre agressão física


Houve a votação do Projeto de Reestruturação e Expansão da Universidade (REUNI) na sala de reunião do Conselho Superior Universitário (CONSUN) no palácio Cristo Rei onde os vários militantes protestavam contra a adesão da UFMA ao projeto. Aconteceram empurrões e uma moradora da casa de estudante foi agredida com um soco no rosto pelo Marconi do curso de agronomia da UEMA.O pseudo-jornalista do Jornal Pequeno, José Fernandes Linhares Jr. , que também é estudante do curso de comunicação da Faculdade São Luis e estudante do curso filosofia da UFMA, tava fazendo a cobertura para o referido jornal .O José Fernandes Linhares olhou para um dos manifestantes e disse "só não te quebro aqui, por que estou trabalhando,mas deixa te encontrar na UFMA" ,ou seja, ameaçou o estudante Yuri do curso de filosofia e membro do Centro Acadêmico de Filosofia (CAFIL) no dia 30/11 (sexta-feira).

Segunda-feira (03/12) por volta de 17h30 estavam vários estudantes no corredor de filosofia (CCH) entre os quais Rielda,Serginaldo,Vinícius membros do CAFIL e Saulo (que constroe a CONLUTE),O José Fernandes passa pelo corredor (o Yuri não se encontrava nesse momento) quando ele volta encontra com o Yuri no qual dá um soco no rosto,ou seja, a ameaça foi concretizada.No exato momento correm Serginaldo e Saulo discutem com o José Fernandes e o mesmo os agride com um chute, dessa forma, são obrigados a se defenderem.Nenhum militante/companheiro(a) nosso(a) parte pra agressão física,mas não TOLERAMOS que sejam agredidos fisicamente.Temos a auto-defesa como princípio.


CAFIL-UFMA "gestão além do mito"

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

EXCLUSIVAS

ESTUDANTES DA UFMA-IMPERATRIZ VÃO ACAMPAR AMANHÃ REINVINDICANDO MELHORIAS ESTRUTURAIS
O ccsst vai parar amanha! Está marcado para as 7:30, os universitários não pretendem deixar ninguém entrar. vão fechar a rua principal e fazer uma passeata. As denúncias do descaso da gestão já foram noticiadas na TV e nos jornais, começou com o curso de enfermagem, o teto quase cai na cabeça dos estudantes, e agora todos os cursos aderiram.
É REZAR PRA NÃO CHOVER!MAIS INFORMAÇÕES A QUALQUER MOMENTO!

QUEM BATEU EM QUEM?
http://imirante.globo.com/decio
Notícia sensacionalista diz que Linhares apanhou, décio sá(blog mirante)narra uma peça de teatro dramático, quase choro, pena que parece ficção né? ME CONTARAM que YURI é que FOI AGREDIDO pelo jornalista-estudante Linhares e foi fazer corpo delito...vou apurar mais e coloco aqui,,,aiai

CAMPANHA NATALINA
Principais ações do magnífico reitor SALGADO NATALINO para o mês de dezembro:
*INDICIAR universitários
*Ser DEMOcrático
* REFundar o DIP-departamento de imprensa e propaganda , afinal, uma mentira contada várias vezes torna-se verdade
*Comprar mais LAQUê para seu cabelo de zé bonitinho
(AGUARDEM BABADOS FORTES EM BREVE....tÔ só acumulando...)

JOVEM SÓ É CAPA DE JORNAL QUANDO FAZ BAGUNÇA?PQ?

VOTAÇÃO
DO REUNI FOI CAPA DOS 3 MAIORES JORNAIS DO Maranhão NO SÁBADO

ESTUDANTES protestaram sim nessa sexta-feira mas foi pela democracia de poder assistir a reunião do conselho universitário-UFMA, não queríamos confusão, queremos o nosso direito de participar das decisões da nossa universidade, de sermos sujeitos construtores e não fantoches que aplaudem qualquer discurso bonito. SOMOS A FAVOR de uma REFORMA UNIVERSITÁRIA, de uma expansão com qualidade, sou a favor da democracia, e da verdade...Ainda não escrevi a respeito oficialmente, estou juntando dados mas acho que vale a pena ler o qu aconteceu na votação de sexta por 2 lados:

A falácia da imprensa no caso do tumulto na reunião do CONSUN
BLOG do Bruno (mestre em cnc socias-UFMA)http://mrrogens.blogspot.com/

Confusão na UFMA
BLOG do décio sá(mestre em falácias-MIRANTE)http://imirante.globo.com/decio