terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Estudantes passam a ter passe livre em Suzano e Vitória

Em 2008, estudantes de Suzano (SP) e da Grande Vitória (ES) terão passe livre. Em nenhuma das duas cidades o direito ao transporte será universal, ou seja, para todas as pessoas, independente do horário de uso. Mas as medidas significam um avanço na luta pelo direito ao acesso à cidade, especialmente por se tratar de respostas a reivindicações populares, além de resultar em aumento na renda das famílias dos estudantes e das estudantes.

Em Suzano, no mês de setembro, 1.500 estudantes decidiram em assembléia apresentar à Câmara dos Vereadores a reivindicação pelo passe livre estudantil. Transformado em projeto de lei pela prefeitura, o passe livre foi aprovado no dia 12 de dezembro pela Câmara e será aplicado a partir de 2008. Todos os estudantes e todas as estudantes do ensino fundamental, médio, tecnológico e superior, e dos cursos pré-vestibulares, terão direito a 50 viagens gratuitas todo mês.
Já em Vitória, Espírito Santo, o governador Paulo Hartung (PMDB) resolveu ceder os anéis para não perder os dedos. Após manifestações contra aumento nas passagens no início de 2007 e especialmente em julho de 2005, quando a população conseguiu barrar o reajuste, Hartung implantará um sistema de passe livre restritivo a partir de 2008. Alunos e alunas de escolas públicas apenas do ensino médio terão ônibus gratuito na região da Grande Vitória. Estudantes da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santos) julgam a medida insuficiente, pois não inclui alunos e alunas do nível superior e estudantes de escolas privadas que não têm condições de arcar com o transporte.^

Por TRANSPORTE PÚBLICO 14/12/2007 às 16:30

Nenhum comentário: