segunda-feira, 10 de março de 2008

25 anos do CLA

DIA 13 tem seminário sobe o CLA, as 14h no palácio cristo rey,esse assunto
muito me interessa, principalmente como ele é "trabalhado"na mídia....
Reproduzo notícia do sistema mirante sobre Centro de Lançamento de Alcântara.
O que vc consegue ler nas entrelinhas?

CLA completa 25 anos com muitos planos

Inovação tecnológica e retomada dos lançamentos de foguetes. São as metas do Programa Espacial Brasileiro nos 25 anos do Centro de Lançamento de Alcântara, comemorados este mês.A comemoração do jubileu de prata do Centro de Lançamento de Alcântara reuniu autoridades militares na solenidade que marca a nova fase do programa aeroespacial brasileiro.

Nos últimos cinco anos a política espacial do Brasil tentou se recompor do acidente com a torre do VLS, o veículo lançador de satélites, ocorrido em agosto de 2003 que causou a morte de 21 técnicos do CLA. Hoje, a base se prepara para se tornar referência mundial em lançamento de foguetes.O Centro de Lançamento de Alcântara completa 25 anos com um desafio: o aprimoramento tecnológico do programa aeroespacial brasileiro.

Entre as prioridades para este ano está a reconstrução da plataforma de lançamento.A obra é uma das ações de modernização do CLA previstas para 2008. 2008 vai ser também o ano de início do primeiro Programa de Cooperação Tecnológica Internacional que deu origem ao projeto Alcantara Cyclone Space.

Uma parceria entre Brasil e Ucrânia para implantação de um Centro de Lançamento de Foguetes com a tecnologia dos dois países. A direção do projeto Alcântara Cyclone Space planeja fazer o primeiro lançamento, do foguete "cyclone quatro", em julho de 2010.

Nenhum comentário: