segunda-feira, 17 de março de 2008

“O mundo global visto pelo lado de cá – encontro com Milton Santos”



A exibição do filme de Sílvio Tendler “O mundo global visto pelo lado de cá – encontro com Milton Santos” será a base da aula inaugural do Curso de Ciências Econômicas da UFMA no primeiro semestre de 2008, organizada pela Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas e o Departamento de Economia. O evento é aberto ao público e acontecerá nesta terça-feira, dia 18 de março, a partir das 18:30h no Auditório do Centro de Ciências Sociais da UFMA.

De acordo com a revista Ciência Hoje Milton Santos (1926-2001) é considerado o maior geógrafo brasileiro pelos colegas de profissão. O professor de voz calma e olhar tranqüilo sublinhou o aspecto humano da geografia e viu na população pobre o ator social capaz de promover uma outra globalização, o que defendeu em livros e conferências pelo mundo.

Produziu 40 livros e 300 artigos científicos. Foi o único estudioso fora do mundo anglo-saxão a receber o mais alto prêmio internacional em geografia, o Prêmio Vautrin Lud (1994). Considerada equivalente ao Nobel na Geografia, a láurea marcou o reconhecimento de suas idéias no Brasil.

Nenhum comentário: