terça-feira, 11 de dezembro de 2007

CARTA AO REITOR NATALINO(feita por universitários de IMPERATRIZ)

SALGADO, NÃO MANDE O PRÉ-REITOR CÂNDIDO,
NÃO FUJA DA RAIA, VÁ VC CONVERSAR COM OS ALUNOS...


Vimos solicitar vossa presença no campus II da UFMA-CCSST, com urgência. É necessário que o Senhor se faça presente para conhecer de perto, in loco, o estado de calamidade que este campus se encontra. Dizemos calamidade, pois o que se pode dizer quando um bloco com três salas de aula está condenado a cair? Quando a iluminação é insuficiente? Quando há turmas que estão perdendo períodos de aula por falta de professores, laboratórios e salas de aula? E dizemos calamidade ainda pelo fato de haver poucos livros aproveitáveis na biblioteca, paredes e colunas dos blocos de aula sendo destruídas por cupins e uma instalação elétrica que é incapaz de suportar a demanda de energia, o que se verifica quando fios pegam fogo em salas de aula - que não têm extintores de incêndio - pondo em risco a vida e segurança dos acadêmicos e professores.

Ainda podemos dizer que é precária quando nos deparamos com a falta de materiais para higienização pessoal, com um trabalho de zelo e jardinagem inoperantes. Acrescenta-se a isso, para corroborar que a calamidade e o abandono são realidades neste campus, que nos muros externos não há nada que identifique o espaço como sendo uma Universidade de Verdade, e os que entram no lugar tem o desprazer de encontrar um ambiente feio e descuidado, e entre os descuidos observam-se estruturas de concreto rachadas e quebradas e as de madeira igualmente deterioradas.

Pesa sobre nossos ombros o fardo de praticamente não se ter neste campus projetos de incentivo a pesquisa e extensão, sendo que o único existente não possui uma sala própria com os equipamentos e materiais necessários, pesa também o fato de que até mesmo o ensino é deficiente, por conta de tantas coisas já citadas e outras tantas por citar. Se esta ponta do iceberg não é suficiente para o convencimento da inadiável importância da vossa presença aqui, desçamos rumo ao que não se vê tão na superfície.

Existe um prédio em construção para o curso de Comunicação Social – Jornalismo, que já passa de um ano do prazo de entrega. Tal atraso da obra com seus respectivos laboratórios tem impedido a ministração de uma disciplina que é pré-requisito para todas as outras, o que coloca o período em risco de perda e faz eminente a acumulação de diferentes turmas em um mesmo período. Problema pior acontece com o curso de Enfermagem e Engenharia de Alimentos que, além de não terem laboratórios, falta-lhes professores e material para aulas práticas, o que também tem posto em risco a conclusão do período e impossibilitado o prosseguimento do curso.

Senhor Magnífico Reitor Natalino Salgado vos faz saber ainda, que a sua presença aqui é necessária e urgente, pois todos os cursos se incluem nesta triste realidade de defasagem e deficiência estrutural.
Além do que já foi citado e do que fica por citar, acrescenta-se que o curso de Direito é deficiente de um núcleo de prática jurídica, o curso de Ciências Contábeis tem uma grade curricular defasada, e o curso de Pedagogia é carente de material e sala de recursos pedagógicos. Além disso, a todos faltam livros, professores e salas de aula. De forma geral sofremos ainda com a ausência de uma sala de vídeo (a que se tem aqui já abriga o sétimo período de Ciências Contábeis cuja sala fora interditada por risco de desabamento), ausência de um auditório que seja proporcional ao numero de alunos da universidade e aos eventos que esta deve promover. Ainda Senhor Reitor, podemos citar um laboratório de informática que não atende nem minimamente às demandadas do campus e tantas outras coisas que nos motivam a permanecermos acampados no Campus II da UFMA-CCSST, até que Vossa Senhoria se faça presente para discutir com os estudantes as questões referidas e definamos juntos soluções, necessárias para este campus que pede socorro.

O movimento é ordeiro, justo e sério. Somos estudantes pacíficos, não passivos, que amam o conhecimento e o país, e por isso decidimos aqui permanecer até que todas as reivindicações urgentes sejam atendidas. Dito isso, aguardamos sua resposta e o seu comparecimento no campus II da UFMA-CCSST. A educação tem pressa e nós também.

Movimento estudantil “Quem sabe faz a hora”.
Assinam estas propostas: CA de Direito, CA de Pedagogia, CA de Ciências Contábeis, CA de Comunicação Social - Jornalismo, CA de Engenharia de Alimentos, CA de Enfermagem.

Nenhum comentário: