quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Via de acesso à assembléia legislativa provoca desmatamento

REPRODUZO ABAIXO UM EMAIL DO COMPANHEIRO Helio Costa
que trata sobre uma denúncia de desmatamento na nossa cidade


Está havendo uma derrubada de mata densa e bem diversificada às margens da avenida Jerônimo de Albuquerque,em frente ao Residencial Novo Tempo. Isso está ocorrendo dentro de uma Estação Ecológica(Rangedor),cujos bens naturais, por força de lei seriam intocáveis. E,nesse caso especifico, nem precisa de força de lei, basta coerência para aceitar a importância de uma unidade de conservação em meio urbano densamente ocupado, com todo o desconforto das altas temperaturas, e, o que é mais importante, cada metro quadrado do Rangedor com sua cobertura vegetal e seu destaque topográfico tem papel fundamental no equilibrio do ciclo hidrológico, ou seja, garante que parte das águas de chuva possam infiltrar, impedindo que toda a agua seja logo transportada para o mar, ou que evapore.

Este desmatamento é para a implantação da via de acesso à assembléia legislativa,"a casa do povo", como dizem os "odoricos paraguaçú" que abundam naquela casa,cujas instalações foram projetadas para dar conforto aos deputados, sem considerar algo mais importante para a coletividade, portanto, para a democracia,que é o conjunto de serviços ambientaisque o sitio Rangedor presta para a sociedade. Será dificil para as gerações futuras entenderem como se pôde plantar um monstrengo como é o prédio da assembléia dentro de uma unidade de conservação,como se no tempo de sua construção não houvesse alternativa locacional.E no presente doi ver que,não contentes com o estrago já feito,os deputados ainda façam derrubar a mata, para que sua "obra" fique visivel a todos que passarem na avenida ao lado,para lustrar o ego faraônico de suas excelências.Espero que o Ministério Público ainda possa atuar neste assunto.Afinal,fica alí tão perto!

7 comentários:

Anônimo disse...

É incrível o que se fez nesta unidade de conservação, uma via de acesso à assembléia!! Parece piada, mas a verdade é que estamos lidando com incompetentes que não entendem nada de legislação, apenas de seus próprios interesses!!

Anônimo disse...

Fico feliz em saber que existe alguém nessa ilha que se preocupe com a preservação do meio ambiente. Também fiquei indignada com essa atitude descarada por parte das autoridades que não demonstram o menor respeito e até ignoram a importância da conservação da nossa biota. Fico mais indignada ainda com a ignorância e inércia da população que acha isso normal enquanto o mundo inteiro levanta uma bandeira em prol do meio ambiente.
“Uma Estação Ecológica é uma unidade de conservação e tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. É proibida a visitação pública, exceto com objetivo educacional e a pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável. A área da estação é representativa de ecossistemas brasileiros. É de posse e domínio públicos.”
A Estação Ecológica do Rangedor foi lançada no dia 30 de março de 2006 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Alumar, o cinturão verde compreende um total de 126 hectares e foi transformado em área de proteção integral pelo órgão estadual. A estação deve ser utilizada como núcleo de pesquisas e de ecoturismo, autorizado e monitorado pela Sema. A criação desta unidade deveria garantir a proteção de uma importante área de recarga de águas subterrâneas e reguladoras climática da Ilha.

Moisés disse...

Caros colegas, sou mais um indignado com a situação. Indignado e triste com esse crime cometido contra a nossa cidade e população. Após iniciativa de criação de uma reserva de tão grande importância para nossa cidade, chegam os "defensores dos nossos direitos" os nossos "representantes" no poder político, e cometem tal atrocidade ao nosso meio ambiente.
Venho a alguns dias procurando matérias ou artigos sobre tal atitude, uma explicação apenas, e ainda não encontrei. Felizmente encontrei seu blog, e constatei, claro, que existem outros indignados como eu.
É triste tal atitude e fico mais triste em notar que a comunidade não reclama, nem comenta nada a respeito, pelo menos não ouvi nada ainda.
Espero que haja uma reflexão dos parlamentares sobre tal atitude e que pare por aí, senão depois outros poderão se utilizar de tal ação não pensada, para atacar mais e mais nossa estação ecológica.
Lembrem-se que o futuro é incerto, nosso clima está mudando, nossos filhos pagarão por nossos erros e principalmente pela falta de atitude diante de tais asneiras contra nossa querida terra.

Anônimo disse...

Fiquei feliz em ver mais um depoimento aqui!
Tirei fotos do local e estou enviando para vários amigos e eles estão fazendo o mesmo, no intuito de alertar a população para esse absurdo. Como o Moisés falou, também percebi que as pessoas não estavam comentando nada sobre o assunto e resolvi tirar fotos e enviar para todos que conheço, comecei a falar com várias pessoas e estas disseram que realmente nunca haviam se atentado para isso.
Se al´guém quiser essas fotos pode deixar o e-mail que envio.
Abraço a todos!

Unknown disse...

olá Hélio...
Me chamo Chailine,sou aluna do curso de geografia da UFMA, estou desenvolvendo um trabalhos à respeito dos impactos provocados pela implantação da Assembléia, na reserva ambiental do Rangedor, caso tenha materiais à respeito do mesmo, peço que envie para meu e-mail(chai-301@hotmail.com).
obrigada pela atenção!

Anônimo disse...

A cada dia que passa o poder público do Maranhão deixa ao vento praticamente todas as UC's existentes no Estado em especial na Capital, como é o caso da EESR. Por ser recente a EESR não dispões de muitas informações à seu respeito e quando resolvemos ir a procura no órgão competente que toma de conta da mesma é a mesma coisa. Sou formado em Turismo pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA e fiz minha monografia sobre a EESR com análise de Fauna, Flora e Solos. Mas para que eu pudesse desenvolver tal pesquisa no local foi necessário assinar um acordo de entregar uma cópia na SEMA no final da pesquisa. Terminei a pesquisa e entreguei uma cópia com um projeto de Educação Ambiental destinado para a área. Mas simplismente acredito que o meu trabalho foi jogado em qualquer canto da SEMA.
Se a alguém interessar de mais informações entre em contato co George Costa (egroegatsoc@hotmail.com)

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas buscando formas de ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero internet. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son unicamente metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]