sábado, 6 de outubro de 2007

No Maranhão, temos concessões de Rádio e TV vencidas desde o século passado!


No dia 5 de outubro vencem concessões de televisão e rádio em todo o Brasil, entre elas, emissoras próprias e afiliadas da Rede Globo, Bandeirantes, Record e CNT/Gazeta. No Maranhão, nove(9) concessões de TV estão vencidas.
Leiam, abaixo, o que a Folha publicou sobre a *Campanha por Democracia e Transparência nas Concessões de Rádio e TV*, lançada em várias cidades brasileiras. Em outros grandes meios de comunicação não deve ter sido diferente, com poucas exceções de sempre.

Folha de São Paulo
PT dá apoio a protestos contra
concessões de emissoras de TV

O Diretório Nacional do PT, reunido em São Paulo, aprovou resolução de apoio às manifestações contra a renovação das concessões de emissoras de TV que venceram ontem. Entre elas estão cinco retransmissoras da TV Globo e das TVs Bandeirantes, Gazeta e Cultura. Jilmar Tatto (SP), deputado federal e vice-presidente do PT, diz que a sigla trabalhará para "abrir" contratos de concessão. A assessoria da Globo não comenta a campanha do PT, e a Abert, associação das emissoras, diz que as concessões estão "rigorosamente" dentro da lei.
FAZ-ME RIR! "rigorosamente dentro da lei " , isso foi uma piada, né? Só aqui no Maranhão, temos 67 concessões de rádio e tv VENCIDAS, isso mesmo, sessenta e sete e dessas,( sete) 7 venceram no século passado entre os anos de 82 e 90! (em breve matéria ESPECIAL SOBRE oS bastidores das CONCESSÕES DO MARANHÃO).

No Brasil o sistema de rádio e TV é público, porém são os interesses privados que imperam como que numa terra sem lei. A renovação na maioria das vezes se dá de forma automática, as concessões são públicas, até quando termos que engolir essa palhaçada?

Agora, voltando a matéria da FOLHA DE SÃO PAULO : Um ato da sociedade civil para cobrar critérios sérios, transparentes da distribuição das concessões de rádio e TV transformou-se em um ato do PT pela não-renovação das concessões que estão vencendo. Mais uma vez, a mídia apresenta à sociedade as atitudes que a incomodam como sendo de cunho político-partidário.

6 comentários:

Ricardo Santos disse...

Ricardo Santos:


Só quero ver a cara dessa galera da mirante quando forem despejados, pois pensam que são patrimonio do Sarney, e Sarney apenas se apropiou ilegalmente...
Sai doido!!
É galera o munda dá voltas e as cabeças rolam.

Francisco Bezerra disse...

Amanda, não quero estragar sua piada, mas minha limitada capacidade interpretativa me diz que a Abert estava falando das concessões da GLOBO. Ignoro totalmente a situação das concessões dessa emissora aqui no Maranhão, se estão regulares ou não, mas creio que ela não tenha 67, isso seria um exagero. Corrija-me se estiver errado. A Folha de São Paulo faz muito bem em informar seus leitores sobre essa campanha de “democratização” da comunicação, que sempre foi uma bandeira defendida pelo PT, chegando até em seu plano de governo. Sempre foi do interesse do PT essa “democratização”.

Transcrevo agora trechos de textos extraídos do próprio site do Partido dos Trabalhadores:
Em acordo com as deliberações do 3º Congresso do PT, o Diretório Nacional do partido aprovou nesta sexta-feira (5) resolução de apoio aos movimentos sociais que lançaram a ‘Campanha por Democracia e Transparência nas Concessões de Rádio e TV’.
O texto afirma que os meios de comunicação de massa ‘não podem estar submetidos aos monopólios privados’ e reforça o entendimento de que a questão deve ser amplamente debatida pela sociedade (...)
“.

E mais:

O Diretório Nacional do PT, reunido no dia 5 de outubro de 2007, dirige uma saudação à iniciativa da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que está realizando no dia de hoje manifestações em onze capitais brasileiras, lançando a ‘Campanha por Democracia e Transparência nas Concessões de Rádio e TV’.

Neste dia 5 de outubro vence o prazo de concessão de várias emissoras privadas, entre as quais cinco retransmissoras da Rede Globo.

A iniciativa da CMS significa um amadurecimento e avanço das organizações e movimentos dos trabalhadores e do povo, no entendimento de que a questão da Comunicação não é apenas uma questão dos profissionais e especialistas dessa área, mas uma questão de todos os cidadãos/ãs. Portanto, uma questão social e, como todas as questões sociais, uma questão de política. E a política, neste caso, deve partir do entendimento de que a democratização dos meios de comunicação de massa significa que não podem estar submetidos ao controle de monopólios privados.
Um dos mais antigos e radicais defensores desse entendimento foi o jornalista Perseu Abramo, que durante anos foi dirigente do Partido dos Trabalhadores. Esta era a idéia central que orientava as teses da Comissão de Liberdade de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, coordenada por Perseu, para a organização de um congresso nacional sobre o tema, já no ano de 1976 (...)
“.
Acredito que quem deve se sentir incomodado às vezes são os defendem sem o mínimo de pudor “atitudes de cunho político-partidário” como essa.

Anônimo disse...

Vamos ficar atentos e ver os bastidores desas concessões nos próximos dias.
Quero só vê o sistema Mentira falatar com a verdade quando forem despejados

Anônimo disse...

Francisco, meu sempre calouro, vc não estragou de forma alguma a piada, afinal eu não estava fazendo piada, nem sou boa nisso; estou falando de dados verdadeiros pois não estou aqui para inventar nem brincar.

Como vc disse que “ignora totalmente a situação das concessões dessa emissora aqui no Maranhão” reafirmo com base em pesquisas referendadas, também, pelo Ministério das Comunicações que no MA existem, pelo menos, 67 concessões de Radio e tv’s irregulares, e como vc disse isso é realmente um EXAGERO, mas infelizmente é verdade!

Sobre a democratização da comunicação ter sido elencada -3º Congresso do PT
- como um dos assuntos que eles vão apoiar, beleza! A comunicação perpassa a todos nós e que bom seria se todos os setores a discutissem e a tratassem com prioridade. Eu me incomodo sim, desse aspecto reducionista de tentar mostrar que o movimento é do PT, pois te garanto uma coisa, não defendo nem um partido e se o PT saísse da construção da democratização da comunicação, o movimento que é coletivo não acabaria.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas, se quiser conversar é só me procurar pelos corredores da UFMA.
Abraços cordiais da BLOGUEIRA!

Renato Viana Waquim disse...

Só 67? É muito pouco!! Acho que são muito mais! O Maranhão tem 217 cidade e todas tem rádios... Se bem que a maioria funciona na ilegalidade mesmo. O movimento pela democratização não iria acabar sem a participação do PT como disse a Amanda. É cada um que aparece... Vai ver que ele tem uma mentalidade "ilhada" à São Luís... O Maranhão é grande meu filho, acorda vai.


Renato Waquim
(alguém que conhece quase todas as cidades do Maranhão te jogaaaaaaaaaaa).

Francisco Bezerra disse...

Se o PT saisse do movimento de democratizacao, eu tenho certeza que ele nao iria acabar. Ainda ia sobrar meia duzia como voces lutando em vao por algo que nao se concretizaria nunca. O presidente Fenaj e do FNDC eh petista, o MST eh petista, a CUT eh petista e assim vai. A Intervozes recebe dinheiro de uma fundacao - a Fundacao Ford - que apoia o "movimentos sociais" petista em todo o lugar. Ia sobrar quem se os petistas saissem? Voces?