sábado, 29 de setembro de 2007

A mídia nos controla ou nós controlamos a mídia?

Deus criou o céu, a terra, a água, as plantas, os animais, o homem e a mulher.E viu que era tudo maravilhoso. Era o sétimo dia, então ele resolveu descansar, pois ninguém é de ferro. Em um sonho bom, Deus admirou sua criação, mas percebeu que faltava algo. Deus acordou e resolveu criar a mídia.

A princípio a mídia teria o poder de admirar a criação divina, de refletir suas belezas, de divertir, informar e educar os homens. Deus então deu o controle universal para a mídia. O homem adorou a nova criação de Deus e viveu feliz com a mídia durante milhares de anos.Com o tempo, no entanto, a mídia, vaidosa de seus poderes, quis tomar o lugar de Deus.


Juntou todos os homens ao seu redor e criou uma audiência universal. Todos só tinham olhos para a mídia, que ditava tudo, desde o que vestir, até o que falar, o que gostar, como se comportar. A mídia tinha tirado toda a atenção do homem e alastrou sobre a terra a opressão.

Simplificando tudo, a mídia criou homens que gostavam sempre das mesmas coisas, e sempre mais. Criou uma sociedade do consumo.Mas o pior de tudo não era isso. A mídia tomou o homem de tal forma que ele hoje é incapaz de se questionar sobre o poder da mídia, seu novo Deus.


No início desta campanha de renovação das concessões, queremos levar à sociedade, aos seres humanos, um questionamento simples: quem tem o controle? Quem está sob controle? A mídia nos controla ou nós controlamos a mídia? Porque durante esses anos todos temos nos acostumado a ver, ouvir e ler as mesmas coisas, sem se perguntar como seria o mundo visto de maneira diferente?


Durante tanto tempo nos acostumamos com a idéia de que as nossas emissoras de rádio e tv são eternas, obras divina, inquestionáveis e cujas concessões, irrevogáveis.Será? Se podemos matar nossos irmãos, porque não criar rádios comunitárias? Se podemos destruir a natureza, porque certas mentiras precisam ser eternas? Se podemos mudar o curso dos rios, porque não podemos mudar o canal?

6 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, pouca gnt tem coragem de enfrentar a midia, já q é como se fosse um Deus, manipulando, e mudando a idea das pessoas, passamos horas assistindo novelas na tv, pra não vê a verdade.

Anônimo disse...

e aí Amanda, quando é que tu vais te decidir. Gosta de homem ou de mulher?

Anônimo disse...

O coitado do comentário de cima deve ser de alguém que levou fora huuahauhauahuaaa... Deixa ele aí p/ gente ri huhahauahuaaaaa.

Renato Viana Waquim disse...

Estava fazendo essa pergunta agorinha p/ mim mesmo? Bjão.
Renato Waquim

Renato Viana Waquim disse...

Mas depois que inventaram o controle remoto o bolo da audiência foi repartido com as outras emissoras, porém a globo continua com a fatia maior... Fico besta como uma pessoa deixa a rede globo vomitar uma programação inteira sem mudar de canala p/ ver se tem coisa melhor. Quer ver uma tortura é me fazer assitir essas novelas da globo kkkkk!! Meu Deus! Tem gente que faltou na Universidade sexta-feira só p/ ver quem matou a Taís (isso é um cumulo do absurdo, ainda tive que aguentar uma prima querendo debater a novela comigo, pode um negócio desse???... SOS!! Juventude perdida é !@$!@$@#!$#@45). Bjos

Ricardo Santos disse...

Ricardo Santos:


Ei Amanda vc detonando todas!!
Olha o final de semana foi massa, valew por ter me levado nas palestras sobre midia alternativa.
Foi massa, pena que deu um nó na minha garganta!!